O Centro Integrado Excelsus é credenciado pela Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal desde 1996, para ofertar EJA ensino médio presencial. Recredenciado através da Portaria nº 15 de 21 de Janeiro de 2013 SEDF, publicada no Diário Oficial do DF nº 16 de 22/01/213, pag. 7 e parecer nº 272/2012 CEDF de 18 de dezembro de 2012. E para ofertar EJA ensino fundamental (anos finais) e ensino médio a distância, através do Parecer nº 214/2014 CEDF de 09 de dezembro de 2014, homologado em 19 de dezembro de 2014, DODF nº 267, de 22/12/2014, pag. 10 e da Portaria nº 273, de 22 de dezembro de 2014, DODF nº 268, de 23/12/2014, pag. 4.
O Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica e as Matrizes Curriculares do Centro Integrado Excelsus foram aprovados através do Parecer 35/2003 do Conselho de Educação do Distrito Federal e Portaria número 64 de 19 de abril de 2003, publicadas no Diário Oficial em 21 de março de 2003.
A Instituição tem como meta principal o desafio de um ensino sob o prisma de um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que substitui o contato pessoal professor/aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria, que possibilitam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.
Num olhar mais objetivo, o Centro Integrado Excelsus, possibilita sua clientela uma recuperação do tempo perdido e reintegração no processo escolar, social e exercendo a sua cidadania, para isso oferecendo os seguintes cursos:
A Educação Básica, compreendendo a Educação de Jovens e Adultos com o uso da metodologia de ensino à distância, equivalente ao Ensino Fundamental (anos finais) e ao Ensino Médio. Educação de Jovens e Adultos Presencial somente em nível de ensino médio;
O Centro Integrado Excelsus numa visão de cidadania busca atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, célere e qualitativamente superior, tomando por base aprimorar cada vez mais o ensino capaz de atender com grande perspectiva de eficiência eficácia e qualidade aos anseios de universalização do ensino e, também, oportunizar a todos à volta ao aprender e, consequentemente, resgatar sua inclusão no mundo sócio-econômico.