SIMULADO DE FILOSOFIA 3ª ETAPA Posted by Plumo Agência Digital Date 15 15+00:00 janeiro 15+00:00 2018 Comments 0 comment SIMULADO DE FILOSOFIA 3ª ETAPA E-mail QUESTÃO Ao examinarmos o pensamento filosófico dos antigos, veremos que nele a ética afirma alguns princípios da vida moral. Em relação aos princípios, é incorreto afirmar que: Nenhuma das alternativas abaixo. Não se pode deixar arrastar pelas circunstancias nem pelos instintos. Pela conduta virtuosa alcançamos o bem e a felicidade. A virtude é uma excelência alcançada pelo caráter. A conduta ética é aquela na qual a gente sabe o que está e o que não está em seu poder realizar. QUESTÃO Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível? 1. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas 2. Considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever 3. Por meio da revelação, somente aos reis e governantes Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo 4. Deve-se obedecer, obrigatoriamente e sem exceção, à lei divina revelada São corretas apenas os auxílios 2, 3 e 4 1, 2 e 3 1, 3 e 4 3 e 4 2 e 4 QUESTÃO (ENEM) Ao ler esta tirinha, é possível afirmar que no dia a dia: A imoralidade e a falta de ética podem estar presentes, independente da classe social. Bandidos e médicos possuem o mesmo código de ética. Não há nesta tirinha nenhuma conexão com ética e moral. Só na periferia a ética e a moral são desrespeitados. QUESTÃO A Ética, como área de investigação filosófica, possui categorias, problemas e métodos próprios que a caracterizam como uma área de saber autônoma. Marque a alternativa FALSA em relação a uma caracterização adequada da ética como disciplina filosófica. "A Metaética, como parte da investigação ética, é uma metalinguagem que se ocupa em esclarecer os problemas linguísticos e epistemológicos da ética, ou seja, busca discernir a cientificidade, suficiência, aspectos formais, a situação epistemológica, etc., da linguagem ética". "A ética é indiretamente normativa, na medida em que sua atividade reflexiva não visa orientar os indivíduos em ações concretas em casos concretos, mas refletir sobre as diferentes morais e as diferentes maneiras de justificar racionalmente a vida moral, ou seja, orienta o agir de forma indireta". "A ética não permanece neutra diante de diferentes códigos morais que existiram ou existem. A neutralidade não é própria dos métodos e objetivos próprios da investigação ética, mas ela não pode nos levar a recomendar um único código moral como racionalmente preferível. Em função da complexidade do fenômeno moral e da pluralidade dos modelos de racionalidade e de métodos e enfoques filosóficos, o resultado da investigação ética tem que ser necessariamente plural e aberto". "A ética é um saber essencialmente normativo, ou seja, pretende orientar as ações dos seres humanos. Daí porque a ética, como área da filosofia, tem uma incidência imediata na vida cotidiana, não podendo se furtar a uma normatividade direta, apontando as regras para o agir de cada um individualmente". "A tarefa da ética é esclarecer reflexivamente o campo da moral, explicando o fenômeno da moralidade, dando conta racionalmente dessa dimensão humana, sem reduzi-la a seus componentes psicológicos, sociológicos e econômicos, dentre outros". QUESTÃO Quando examinamos as virtudes definidas pelo cristianismo, descobrimos que, embora as aristotélicas não sejam afastadas, deixam de ser as mais relevantes. O quadro cristão de virtudes e vícios pode ser assim resumido: 1. Virtudes cardeais: gula, avareza, preguiça, luxúria, cólera, inveja e orgulho 2. Pecados capitais: gula, avareza, preguiça, luxúria, cólera, inveja e orgulho 3. Virtudes morais: fé, esperança, caridade 4. Virtudes teologais: fé, esperança, caridade Estão corretas apenas as afirmativas: 1, 2 e 3 2, 3 e 4 3 e 4 2 e 4 1, 3 e 4 QUESTÃO No texto: "(...) por "democracia" se entende um conjunto de regras (as chamadas regras do jogo) que consentem a mais ampla e segura participação da maior parte dos cidadãos, em forma direta ou indireta, nas decisões que interessam à toda a coletividade." BOBBIO, Norberto. Qual socialismo? - discussões de uma alternativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. P. 55-6. Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia e política, assinale a opção correta. Na democracia grega, há três pilares: igualdade, liberdade e participação. No século V a.C, a escolha dos políticos era feita por sorteio, para que qualquer um pudesse ser alternadamente "governante e governado", sendo portanto uma democracia direta. A democracia brasileira é direta e não representativa. No entanto, o plebiscito, o referendo e os projetos de iniciativa popular são institutos que oferecem oportunidades de menor participação da sociedade civil. Na democracia, o cidadão não perde o poder, apenas o transfere provisória e rotativamente aos seus representantes, além de que não perde o direito - e o dever - da participação ativa, inclusive de discordar e criticar. Em uma democracia social, embora as pessoas sejam diferentes e participem de grupos diversos, ninguém pode ser discriminado devido às suas posses, ao gênero ou à etnia a que pertence, à sua crença ou à orientação sexual. QUESTÃO A crise ecológica se tornou um problema fundamental da vida social, política e moral contemporânea, obrigando a reflexão humana alçar o voo para questões antes intocadas pela tematização filosófica e passando a incluir novas abordagens éticas. Sobre as relações entre ética filosófica e ecologia, encontramos as seguintes afirmações: I. "O que se chama ética, tanto quanto normas, leis e ordenamentos sociais de todo tipo, revela o quanto é dramático lidar com as diferenças e os interesses, suprir necessidades e, ao mesmo tempo, instituir uma vida de não-violência, ou seja, a sociabilidade do humanus. Tal situação nunca prescindiu do que se chama natureza ou ambiente, pois não há vida humana sem habitat, sem ecologia, ou seja, relações e condições biológicas, alimentares, culturais, políticas, religiosas, econômicas, ...". II. "Ética ambiental é um campo relativamente novo da Ética filosófica preocupada em descrever os valores possuídos pelo mundo natural não-humano e em prescrever uma resposta ética apropriada para assegurar a preservação e restauração desses valores. Essa preocupação urgente origina-se especialmente em função das ameaças à natureza postas em grande escala pelos humanos". III. "A maior parte da reflexão filosófico-ambiental contemporânea é marcada pela leitura da história da ética como uma história de ampliação crescente do respeito moral, ou seja, de estender a consideração moral aos animais, plantas, espécies, ecossistemas e à própria Terra". IV. "Uma ética com consideração forte pela ecologia não exige para sua formulação qualquer alteração do paradigma cartesiano-baconiano que demarcou a dominação do homem sobre a natureza e que permitiu a aquele o progresso científico-tecnológico que alargou o conhecimento dos seres e ambientes". V. "O planejamento e administração hoje não podem mais suprimir a base ambiental e o modus civilizatório, assim como não poderão mais prescindir de uma ética do futuro. (...) As éticas anteriores não contemplaram a dinâmica de mutação e a exclusão inerentes à sociedade tecnoindustrial. Tem seus parâmetros inócuos e, muitas vezes, trazem em seu bojo as disposições profundas dos riscos da razão instrumental e egológica hegemônica. São por vezes éticas individualizadas e que não conseguem pensar os sujeitos e os objetos não-humanos, ou pensar a longo prazo, ou ainda pensar a globalização como ela se impõe hoje". Marque a alternativa FALSA no tocante a uma caracterização pertinente da tematização da crise ecológica pela ética filosófica. A afirmação IV é verdadeira. As afirmações I, II, III e IV são verdadeiras. Todas as afirmações são verdadeiras. Todas as afirmações são falsas. As afirmações I, II, III e V são verdadeiras. QUESTÃO (ENEM 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas. criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. QUESTÃO Em relação à filosofia moral, é INCORRETO afirmar que: a moral apresenta um caráter social. a moral apresenta um caráter pessoal, sendo assim, pode ser subjetiva. uma ação amoral é considerada como uma ação idêntica à ação moral. o ato moral é constituído pelos aspectos normativos e factuais. os aspectos normativos da moral são as normas de ação, as regras que enunciam o "deve ser". QUESTÃO Sobre a filosofia Escolástica, pensamento desenvolvido entre os séculos IX e XV, é correto afirmar: Preocupados com os conhecimentos teológicos, os escolásticos menosprezavam as artes liberais. Os escolásticos priorizavam nas escolas monacais os métodos elaborados por Platão. Os escolásticos tentavam eliminar da filosofia as influências dos pensadores gregos. Seus filósofos se preocupavam em elaborar uma filosofia cristã. Os textos bíblicos fundamentavam as reflexões filosóficas dos escolásticos. 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