SIMULADO DE ARTE 3ª ETAPA Posted by Plumo Agência Digital Date 14 14+00:00 janeiro 14+00:00 2018 Comments 0 comment SIMULADO DE ARTE 3ª ETAPA E-mail QUESTÃO Leia o texto a seguir, intitulado “Minha pincelada não tem sistema”, que foi extraído de uma carta de um pintor pós-impressionista a Émile Bernard, em 1888. “No momento, estou absorvido pela floração das árvores frutíferas, róseos pessegueiros, pereiras amarelo e branco. Minha pincelada não tem qualquer sistema. Eu ataco a tela com toques irregulares do pincel, que deixo como saem. Empastes, pontos da tela que ficam descobertos, aqui e ali pedaços absolutamente inacabados, repetições, brutalidades; em suma, estou inclinado a pensar que o resultado é demasiado intranquilizante e irritante para que isso não faça a felicidade dessas pessoas que têm ideias preconcebidas fixas sobre a técnica. [...] Trabalhando diretamente no local, procuro fixar no desenho o que é essencial – mais tarde, encho os espaços delimitados pelos contornos – expressos ou não, mas de qualquer modo, sentidos – com tons que também são simplificados, no sentido de que tudo o que vai ser solo terá o mesmo tom parecido com o violeta, que todo céu terá um tom de azul, que a vegetação verde será verde-azulada, ou verde-amarelada, exagerando deliberadamente os amarelos e azuis neste caso.” (CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 28.) Paul Cézanne, que foi conhecido pelo emprego da cor e da pincelada fluida em seus trabalhos. Matisse, que, a princípio, foi chamado de fauvista (besta selvagem) e, posteriormente, aclamado como defensor da tradição clássica na pintura francesa. Paul Gauguin, cujo trabalho introduziu distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para Com base no texto e nos conhecimentos sobre pintura moderna, identifique a autoria da carta ressaltar o peso dos objetos. Vincent van Gogh, que se interessou pelas relações de força, como atração, tensão e repulsão, no uso das cores. Pablo Picasso, que privilegiou a aplicação simbólica das cores, em oposição a qualquer naturalismo. None QUESTÃO Observe as imagens a seguir Em relação ao que há em comum entre as duas obras, considere as afirmativas a seguir. I. A disposição das figuras em diversos planos representa a crítica ao crescimento desordenado da população. II. Crítica ao crescimento descontrolado da população em determinadas regiões, já detectado na década de 1930. III. O caráter bidimensional ressaltado pela fatura da obra, que dispensa efeitos de claro-escuro e da perspectiva tradicional. IV. Registro do movimento e do crescimento das cidades e presença de diferentes tipos humanos que habitam o mesmo espaço. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. Somente as afirmativas I e III são corretas. Somente as afirmativas III e IV são corretas. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. Somente as afirmativas I e II são corretas. None QUESTÃO Leia o texto a seguir Dizem a meu respeito: “Alguém me disse que eu não via as mulheres tal como as representava, ao que respondi – Se encontrasse alguma assim na rua, fugiria apavorado. Antes de mais nada, não crio uma mulher, faço um quadro”. (MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre a arte, 2007, p. 180.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a obra de Matisse, assinale a alternativa correta. Matisse, ao afirmar que sua preocupação era a de fazer quadros e não uma mulher, deixava clara a sua afinidade com o movimento surrealista, que tinha como característica as deformações. A afirmação de Matisse nos faz confirmar o que de fato era uma das suas maiores preocupações como artista: os estudos sobre luminosidade, implicando nas descobertas que fez a partir dos recortes. A afirmação nos leva a constatar a preocupação plástico-formal do artista, principalmente no que diz respeito aos aspectos que tornam evidente o rompimento de fronteiras entre desenho, pintura e escultura. Matisse referia-se à forma como procedia em relação ao seu modo de trabalhar, no qual era importante a visualização que tinha da rua, a fim de captar a luz do ambiente externo e a forma como incide nas pessoas. Matisse referia-se a um fato pictórico, lhe interessava o jogo empreendido com os elementos dos quais dispunha cores, diversos tipos de linhas, a superfície branca e as relações entre todos eles. None QUESTÃO Qual foi a cena coincidente produzida por Renoir e Monet? Um grupo divertindo-se próximo a um rio. Um almoço na relva; Um dia no posto de saúde; Um piquenique no parque; Um passeio no zoológico; None QUESTÃO Qual é causa da variação de cor nos quadros impressionistas? O jogo de luz e sombra; O resultado do olhar humano; Mudança da luz solar; O contorno das formas; Os pequenos pontos impressos na pintura. None QUESTÃO Observe as imagens a seguir. A partir do trabalho de Pollock, artista norte-americano da década de 1950, é possível pensarmos a pintura a partir de outras relações, que não somente as formais, contidas no plano pictórico, como: I. O plano inclinado que gera interações formais inexplicáveis. II. O corpo que percebe os caminhos percorridos pela tinta. III. O corpo com relação à superfície pintada, fruto de uma ação. IV. O movimento e o tempo, registrados nas camadas que se sucedem. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas III e IV são corretas. Somente as afirmativas I e II são corretas. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. Somente as afirmativas I e III são corretas. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. None QUESTÃO O Pontilhismo é a evolução do Impressionismo e sobre esta nova forma de pintar podemos afirmar que: ( Marque V ou F verdadeiro ou falso) I. Georges Seurat e Paul Signac aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica criando o Pontilhismo; II. Georges Seurat, em especial reduziu as pinceladas a um sistema de manchas uniformes que permitem perceber a cena; III. No Pontilhismo as figuras são representadas como fragmentos ou pontos; IV. É da pintura pontilhista que surge a ideia da impressão da imagem por meio da máquina. F – F – F – F; F – F – V – F; F – V – F – V; V – F – V – V; V – F – F – F; None QUESTÃO Com base nos conhecimentos sobre Arte Conceitual, considere as afirmativas a seguir. I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes precedentes para a Arte Conceitual. II. A Arte Conceitual se preocupava em materializar processos decorrentes de uma ideia e utilizava, muitas vezes, suportes transitórios e reprodutíveis. III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Conceitual tiveram como principal canal de distribuição grandes museus e galerias. IV. Os artistas passaram a exigir maior interação e participação do público, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas Somente as afirmativas I e III são corretas. Somente as afirmativas III e IV são corretas. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. Somente as afirmativas I e II são corretas. None QUESTÃO Sobre o pintor Degas, marque a alternativa correta. Era um artista que relutava para não ceder a influência da fotografia; Era francês e não participou do impressionismo pois desenvolveu um estilo diferente; Em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial; Não valoriza o desenho None QUESTÃO Sobre a obra “Fachada da Catedral de Rouen” podemos afirmar que (...). O artista a pintou em vários momentos do dia, registrando as diferentes impressões que lhe causava; Não foi pintada por Monet; Foi um quadro produzido em estúdio à partir de uma fotografia; Comprova que a luz não provoca nenhum efeito sobre a obra; Não faz parte do movimento impressionista. None Time's up Share: Plumo Agência Digital Previous post SIMULADO DE SOCIOLOGIA 2ª ETAPA 14 14+00:00 janeiro 14+00:00 2018 Next post SIMULADO DE BIOLOGIA 3ª ETAPA 14 janeiro, 2018