SIMULADO DE SOCIOLOGIA 2ª ETAPA Posted by Plumo Agência Digital Date 14 14+00:00 janeiro 14+00:00 2018 Comments 0 comment SIMULADO DE SOCIOLOGIA 2ª ETAPA E-mail QUESTÃO (Fuvest) “A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) As distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígenes e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, SEGREDOS INTERNOS). A partir do texto, pode-se concluir que: os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial. a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros, tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade colonial. a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII. a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e constituiu-se no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial. a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade europeia nos séculos XV e XVI. QUESTÃO “Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”. (MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.264). O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. A definição acima apresentada refere-se ao conceito de: pegada ecológica. esgotamento florestal. níveis gerais de consumo. consumo alienante. obsolescência planejada. QUESTÃO Por meio dos censos realizados pelo IBGE, entre outros aspectos, é possível conhecer a distribuição da população brasileira segundo a cor da pele. As pessoas, quando perguntadas pelos pesquisadores do IBGE que realizam o censo, são livres para autodeclarar sua cor de pele entre cinco opções citadas abaixo, exceto: pálido amarelo parda indígena branca QUESTÃO (MARISTA) Acerca do etnocentrismo, é INCORRETO afirmar que: Seu poder de explicação sobre as diferenças culturais está assegurado pela percepção do “outro” centrada no “eu”. É categoria central da antropologia, pois revela que as culturas devem ser relativizadas. Expressa uma apreensão, no plano do pensamento, da tendência que os grupos possuem de colocarem seus valores, visão de mundo e costumes como centro de tudo. O barbarismo é uma forma de se atribuir a confusão, a desarticulação, a desordem ao “outro”. QUESTÃO Sobre o conceito de Sociologia é correto afirmar que: Tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São fenômenos que estudam a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa. Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. Tem por objetivo, a compreensão do mundo e do homem em sua totalidade. Tanto quanto o seu Ser, tanto quanto o seu Dever Ser, ou seja, se caracteriza por uma abordagem universalizante da realidade. Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade. QUESTÃO (IFBA) Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido. Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....] . VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. 3a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3. O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar: O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), proposto pelo governo federal, tem como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia. A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira. Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista. A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo. A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental. QUESTÃO Leia: I. Vários estudos comprovam que a população negra, no seu conjunto, possui piores condições de vida em relação a outros grupos de pessoas. II. No Brasil, de cada dez pobres, seis são negros. III. No mercado de trabalho, ainda é alta a desigualdade entre negros e não negros, exceto em relação as mulheres negras, pois elas apresentam a maior taxa de participação no mercado de trabalho. marque a certa: todas estão certas apenas a II e a III estão certas nenhuma está certa apenas a I está certa apenas a I e a II estão certas QUESTÃO (UFU) “Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.” LARAIA, Roque. Cultura, um conceito antropológico. 8ª ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmações abaixo. I) As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas. II) As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao meio ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado. III) As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas uma linguagem própria. IV) As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares. I e IV estão corretas. Apenas I está correta. I e II estão corretas. I e III estão corretas. III e IV estão corretas. QUESTÃO Leia o texto a seguir: “O homem cordial pode ser visto como um tipo ideal weberiano: ele seria o precipitado de uma formação social caracterizada pela onipresença da esfera privada, logo, pelo primado das relações pessoais. Ora, a cordialidade não deve ser compreendida como uma característica essencialmente brasileira, mas antes como um traço estrutural de sociedades cujo espaço público enfrenta dificuldades para afirmar sua autonomia em relação à esfera privada. O conceito de cordialidade é um importante instrumento analítico para o estudo de grupos sociais dotados de elevado grau de autocentramento, portanto, em alguma medida, resistentes a pressões externas.” (Rocha, João Cezar de Castro. Brasil nenhum existe. Folha de São Paulo, Domingo, 09 de janeiro de 2000). O texto acima propõe uma revisão da tese do “homem cordial”, desenvolvida pelo seguinte intelectual brasileiro: Afonso Arinos de Melo Franco. Ribeiro Couto. João Ubaldo Ribeiro. Machado de Assis. Sérgio Buarque de Holanda. QUESTÃO I. A partir do século XVI, iniciou-se a formação da população brasileira com a chegada dos portugueses e sua miscigenação com os grupos indígenas e negros africanos, trazidos como escravos. II. A partir do século XVI, com a chegada dos negros africanos para servir de mão de obra escrava, amplia-se o processo de miscigenação. III. Três grandes culturas africanas entraram no Brasil por meio de imigrações forçadas, cultura sudanesas, bantas e guineano-sudanesas islamizadas. Assinale a correta: nenhuma está correta todas estão corretas apenas a I e a II estão corretas apenas a I está correta apenas a II e a III estão corretas Time's up Share: Plumo Agência Digital Previous post SIMULADO DE QUÍMICA 2ª ETAPA 14 14+00:00 janeiro 14+00:00 2018 Next post SIMULADO DE ARTE 3ª ETAPA 14 janeiro, 2018